quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Ásia – população e economia

A Ásia é considerada o continente dos extremos. É o maior continente, com a maior população. Apresenta locais de alta densidade demográfica (Índia, Japão, Indonésia, com 800 hab./km²) e imensos vazios demográficos (Rússia, China). Apresenta também as maiores altitudes (Monte Everest, na Cordilheira do Himalaia), mas também as maiores depressões (Mar Morto e Mar Cáspio).

O continente abrange ainda lugares extremamente gelados e outros muito quentes, lugares desenvolvidos e outros atrasados tecnologicamente, países ricos e outros muito pobres. É onde se encontra o maior litoral, mas também onde se consegue ficar mais distante do oceano.

Gente, muita gente!

Logicamente um continente assim tem que apresentar uma população muito variada. São diversas etnias e consequentemente uma imensa diversidade cultural, com muitas religiões e culturas diferentes. As maiores religiões do mundo estão nesse continente, inclusive as três maiores monoteístas (islamismo, judaísmo e cristianismo), budismo e hinduísmo, entre muitas outras.

A população asiática vive em sua maioria no campo, mas as cidades têm crescido muito nos últimos anos. As principais áreas urbanas estão no Oriente Médio, na Índia, na China e no Japão.

Outro aspecto a ser destacado é a sua grande população, de aproximadamente 4 bilhões de habitantes. Essa população encontra-se desigualmente distribuída, conforme mencionado anteriormente. É de origens variadas: brancos no Oriente Médio, Índia e Rússia; amarelos no Japão, China e outros países do sudeste; negros no sul da Índia e misturados em outros países do Sudeste Asiático.

A taxa de natalidade vem caindo, com resultados positivos na China e Japão; mas ainda permanece alta em muitos lugares, entre os quais o que mais preocupa é a Índia. A população tem aumentado bastante, pois, apesar da natalidade ter diminuído, a mortalidade tem caído mais significativamente em virtude dos avanços na região.

Economia - uma terra de riqueza e miséria

Como o continente é variado e cheio de contrastes, a economia não poderia ser diferente. Existem países ricos e avançados (Coréia do Sul e Japão), países emergentes (China e Índia) e países muito atrasados (Afeganistão e Nepal).
Suas maiores economias são China, Japão, Índia e Coréia do Sul.

O continente apresenta grandes reservas minerais, com destaque para a China, Índia e países do Oriente Médio (produtores de petróleo).
A agricultura do continente é muito variada, tanto em produtos como em níveis de produção. Os maiores destaques são o arroz, plantado no sudeste, e o trigo plantado mais ao norte.

A industrialização é forte em algumas áreas do continente, como no Japão, China, Índia e nos chamados Tigres Asiáticos. Entretanto, existem áreas de fraca industrialização, como na Mongólia e Oriente Médio.

Mas o que são Tigres Asiáticos? São países que experimentaram um rápido e vigoroso crescimento econômico. Os primeiros Tigres Asiáticos foram Taiwan, Cingapura, Hong Kong e Coréia do Sul. Depois vieram Indonésia, Malásia, Filipinas, Tailândia e Vietnã. Uma das características mais importantes dos Tigres Asiáticos é a rápida industrialização voltada para a exportação.

Mas ainda tem muito mais sobre a Ásia. Continue sua pesquisa e conheça muitas coisas úteis e interessantes.

14 comentários:

  1. Boa explicação assim posso estudar para minha prova de geografia pra amanhã

    ResponderExcluir
  2. Boa Explicação assim posso estudar para minha prova de geografia amanhã

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, bela explicação, poderei estudar tranquilamente para minha prova de geografia no dia 16 com essa explicação, realmente gostei.

    ResponderExcluir
  5. Qual a população da asia em 1950

    ResponderExcluir